Como Escrever Um Email Formal
Você quer aprender a escrever um e-mail profissional bem estruturado? Então, você está no lugar certo!
Saber o que dizer em um texto de e-mail é importantíssimo para que a mensagem seja entendida pelo destinatário e as informações sejam transmitidas com clareza. Por isso, se você quer aprender tudo sobre o assunto, acompanhe o artigo abaixo:
Como se apresentar em um e-mail
1. Assunto
O campo do assunto é o primeiro passo para a escrita de um excelente e-mail profissional. Sua principal característica é conter frases curtas e objetivas.
Se o corpo do texto se refere a uma reunião geral, por exemplo, o ideal é que o assunto contenha essa palavra-chave, veja: "Convocação para reunião geral".
Não é preciso incluir detalhes como horário, dia e local da reunião no assunto do e-mail, até porque tais informações comporão o texto da mensagem.
E ah...lembre-se que assunto vazio é consideradospam! Então, antes de enviar o e-mail certifique-se que o assunto foi preenchido corretamente.
2. Cumprimentos iniciais
"Boa tarde Diretor Antônio"
Se você foi capaz de perceber o erro da saudação acima, já começamos bem! Afinal, uma das falhas mais comuns na escrita de e-mails é o uso incorreto da vírgula e do vocativo.
Mas do que é que você está falando mesmo?
Vamos lá: quando você inicia uma conversa no WhatsApp como você fala?
- "Boa tarde João" ou "Boa tarde, João."
- "Oi Maria" ou "Oi, Maria!"
Talvez você use a primeira, acertei? Sinto informar, mas essa é a opção incorreta e pode comprometer todo o sentido de sua frase.
Veja como o significado é diferente nas frases a seguir:
- "Você viu o professor Rogério?"
- "Você viu o professor, Rogério?"
Na primeira, você está perguntando a alguém se ele avistou o "professor Rogério", já na segunda, com o uso correto da vírgula no vocativo, a pergunta é direcionada para o Rogério.
Com base nisso, podemos definir o vocativo como: o elemento através do qual nos dirigimos ao ouvinte ou leitor para chamá-lo. A vírgula que o separa do restante da frase, portanto, é obrigatória!
Vejamos alguns exemplos práticos:
- Boa tarde, Joana!
- Joana, boa tarde!
- Prezado Diretor, bom dia!
- Caro diretor de Vendas, ...
- Querido cliente, como vai?
- Bom dia, professora!
- Obrigado, amigo.
- Hoje, José, irei ao encontro às 10h.
3. Conteúdo do e-mail
Seja em um e-mail formal ou informal, é preciso ter clareza nas palavras para que a pessoa que está lendo entenda a sua mensagem.
Dessa maneira, desenvolva um corpo de e-mail informativo e não muito longo, que transmita a mensagem sem dificuldades e com objetividade.
Se o intuito é a convocação para uma reunião com a equipe de gestores, por exemplo, diga:
"Prezados Gestores, boa tarde!
Encaminho este e-mail para convocá-los..."
Às vezes, menos informações geram menos confusões e a mensagem é entendida mais rapidamente. Leve isso em consideração na hora de escrever seu e-mail.
4. Como finalizar um e-mail profissional
A última coisa que lemos em um e-mail é o encerramento da mensagem, isto é, a despedida do remetente. É aqui que a pessoa guarda seu nome e informações sobre você.
Seria ideal se nesta etapa você contasse com uma assinatura de e-mail, assim as informações essenciais como seu nome, telefone e e-mail estariam disponíveis ao destinatário sempre que ele precisar entrar em contato com você e, além disso, seus e-mails sempre estariam padronizados.
Mas, antes dessa parte, é fundamental fazer uma despedida formal adequada ao restante da mensagem. Você pode usar:
- Atenciosamente
- Respeitosamente
- Cordialmente
- Saudações
- Agradeço a atenção
- Desde já, muito obrigado(a)
- Grato(a)
- Com os melhores cumprimentos etc.
5. Cuidado com CAIXA ALTA
A não ser que você precise destacar alguma informação importante da mensagem de seu e-mail, evite utilizar a caixa alta.
Muitas vezes, o uso desenfreado da caixa alta pode passar a impressão de que VOCÊ ESTÁ IRRITADO OU GRITANDO.
Em vista disso, para trazer mais atenção a algum trecho de seu e-mail, utilize negrito, sublinhado, itálico etc. Mesmo assim, use as formatações com cautela para que não prejudiquem a interpretação de sua mensagem.
6. Nada de abreviaturas, ok?
Embora vivamos numa era de rapidez nas informações e tecnologias de ponta, a prática de escrever por abreviações não é recomendada para e-mails formais.
Além de soar desrespeitoso, a informalidade não cabe para todas as situações da vida, muito menos para fins profissionais.
Nesse sentido, atente-se à escrita e supere seu vício de linguagem em usar "vc" "oq" "pq" "blz" etc. Para e-mails profissionais utilize a língua padrão da Língua Portuguesa e revise muito bem seu texto antes de enviá-lo.
7. Não esqueça dos anexos!
Se você informou sobre arquivos durante o texto de seu e-mail, não esqueça de anexá-los! Além de explicar muito bem o motivo pelo qual você está encaminhando aqueles anexos, é fundamental não esquecer de inseri-los em seu e-mail. Isso vai otimizar a comunicação entre as partes e evitará trabalhos extras de reenvio.
Pronto! Depois desses 7 passos você já sabe como escrever um e-mail profissional da melhor forma! Conheça agora as vantagens de utilizar o Outlook como seu provedor de e-mail.
Como Escrever Um Email Formal
Source: https://c2ti.com.br/blog/como-escrever-um-e-mail-profissional-em-7-passos-empreendedorismo
Posted by: schultzplefuspritir.blogspot.com
0 Response to "Como Escrever Um Email Formal"
Post a Comment